Você já reparou como a cada dia cresce o número de pessoas interessadas em comprar um porquinho da índia e se tornar tutor desse roedor que encanta pela fofura e o jeito dócil? Pois é, para falar mais sobre ele e mostrar o porquê da procura por esse animal de estimação aumentar que preparamos este post especial. Confira!

Características do animal

Para começar, vamos falar das principais características desse bichinho? Ele não tem cauda, pode não possuir pelagem ou apresentá-la curta/longa, ser de uma única cor ou ter várias cores misturadas (branco, marrom e preto, por exemplo) e pesa, em média, menos de um quilo.

Além disso, é um animal que pode viver até oito anos e apresenta uma diferença bastante evidente entre os machos e as fêmeas: eles são sempre maiores que elas, chegando a ter 25 centímetros.

Para completar, existem mais de 20 raças, sendo as mais populares o texel, o peruano, o rex, o abissínio e o himalaio. Você pode comprar o seu em um pet shop ou diretamente de um criadouro. Dependendo da raça desejada, é possível encontrá-lo na faixa de R$ 50,00 a R$ 200,00.

Cuidados necessários com o pet

Um porquinho da índia é um pet bastante fácil de cuidar. Basicamente, você deve adquirir uma gaiola proporcional ao tamanho dele, que tenha rodas e tubos para que ele se exercite regularmente.

Lembrando, é claro, que o bichinho pode, sim, circular livremente pela sua casa, especialmente se houver algum espaço fresco e com boa iluminação natural. Outro ponto importante é alimentá-lo sempre com uma ração adequada que forneça a quantidade ideal de proteínas e vitaminas que o animal precisa. 

Já em relação à higiene, saiba que é necessário trocar, diariamente, tanto a água do bebedouro quanto a comida no comedouro para que não se tornem fonte de bactérias e fungos e atraiam insetos. O interior da gaiola, por sua vez, pode ser higienizado a cada cinco dias.

“E o banho?”, você deve estar se perguntando. Bem, se a pelagem dele for curta, isso não será preciso! Acontece que, assim como os gatos, eles se lambem e removem a impureza entre os pelos. Por outro lado, caso a pelagem seja grande, é indicado que eles sejam escovados regularmente e o banho ocorra, em média, a cada três meses.

Vantagens de comprar um porquinho da índia

Como dito no tópico anterior, adquirir um porquinho da índia é uma boa decisão, pois é um animal fácil de manter e que não requer uma série de cuidados especiais. Além disso, é um excelente pet para quem mora em um apartamento pequeno, uma vez que não demanda muito espaço e não faz um barulho que possa incomodar os vizinhos.

Outra grande vantagem é que ele é um animal afetuoso, sociável e que gosta (e muito) de brincar. Porém não é do tipo dependente, viu? Ao contrário, ele se vira muito bem sozinho se entretendo na própria gaiola — o que é ideal para quem passa boa parte do dia fora de casa por conta do trabalho.

Dicas para quem deseja ter dois roedores

Pensou em ter não apenas um, mas sim dois roedores? Então pense com calma a respeito da possibilidade de ter um macho e uma fêmea. A razão disso é que, quando ambos são criados juntos, há grande probabilidade deles procriarem de maneira recorrente e com pequenos intervalos de tempo entre uma cria e outra.

Isso acontece porque a gestação da fêmea é curta e dura, no máximo, 73 dias. Ou seja, ao longo de um ano, é possível ter dezenas de filhotes no seu lar — que, ao completarem um mês, já estarão aptos a também se reproduzirem. 

Portanto, seja consciente e só faça essa escolha caso realmente tenha a procriação como um objetivo. Do contrário, o indicado é ter dois machos ou duas fêmeas. Além disso, caso a sua opção seja por um casal, converse com um médico veterinário e peça as orientações necessárias sobre o acasalamento, cuidados com a gravidez, previsão do parto e todas as coisas relacionadas à gestação. 

Preparação para receber o bichinho

Por fim, não podemos deixar de falar sobre a sua preparação antes de comprar um porquinho da índia. Afinal, é preciso estar seguro sobre alguns aspectos antes de dar esse importante por passo.

Por exemplo, certifique-se de que nenhum outro morador — em especial as crianças — tenha alguma alergia ou doença respiratória (asma, rinite, sinusite etc.) para não agravar o quadro de saúde dele.

Reflita, também, se você terá tempo para dedicar ao bichinho e não deixará-lo sozinho durante longos períodos; se o pet poderá andar livremente pelo imóvel; se será preciso reservar um cômodo para ele caso haja outros animais de estimação em seu lar, como gatos, cachorros, aves, répteis. Dessa forma, evita-se atritos entre eles e, inclusive, diminui-se as chances dos demais machucá-lo.

Como você viu, não faltam razões para comprar um porquinho da índia e ter um fiel amigo de quatro patas, principalmente se você quer ser tutor de um animal fácil de cuidar e que não seja dependente da sua presença constante ao lado dele.

E se você quer saber mais sobre pets exóticos, como o furão, confira este nosso post!