Quais são os benefícios da ração úmida para o meu pet? Confira!

Quais são os benefícios da ração úmida para o meu pet? Confira!

Quando falamos em alimentação para animais de estimação, nosso primeiro pensamento se refere às rações comuns, conhecidas como alimentos secos. No entanto, essa não é a única alternativa de dieta para os pets: a ração úmida, por exemplo, traz vantagens muito relevantes.

Ela é, como seu próprio nome já diz, rica em água e é apresentada em forma de latas ou sachês. Embora normalmente seja vista como um petisco ou mero agrado, os benefícios da ração úmida incluem a riqueza de nutrientes e várias outras vantagens em relação aos grãos secos.

Quer conhecer todos esses benefícios e descobrir como escolher a melhor ração para seu companheiro? Continue a leitura!

Afinal, o que é a ração úmida?

É o nome dado aos produtos encontrados em apresentações de latas (conhecidos como patês) e sachês. Esse alimento é abundante em água (cerca de 80% de sua composição) e subprodutos mais nutritivos, como os miúdos bovinos e de aves. Ela também pode ser terapêutica, tratando doenças específicas por meio da dieta.

A ração seca, por sua vez, é aquela comumente encontrada em formato de grãos. Embora também seja nutritivo, esse alimento possui ingredientes menos nobres, como a farinha de ossos. Além disso, normalmente conta com muitos cereais, como o trigo e o milho, para atingir a consistência desejada.

Apesar da presença de cereais não ser um problema, é importante nos lembrarmos que os gatos, por exemplo, são carnívoros estritos e necessitam de proteína animal de alta qualidade, além de uma quantidade significativa de água, não encontrada nas rações secas. Portanto, a introdução da ração úmida é um bom complemento para a dieta.

Quais são os benefícios da ração úmida?

Maior ingestão hídrica

A hidratação é um fator fundamental para a saúde de todos os seres vivos. Assim como nós, cães e gatos necessitam de grandes quantidades de água para viver. No entanto, nem sempre eles fazem a ingestão adequada dessa substância — especialmente os felinos.

Na natureza, a maior parte da água ingerida pelos gatos vem da caça. Por isso, o melhor método de reproduzir esse ambiente dentro de uma casa é oferecendo as rações úmidas.

Prevenção de problemas urinários

As doenças renais e urinárias são extremamente comuns na clínica veterinária. Surgem, diariamente, inúmers casos de litíases (pedras) ou insuficiência renal crônica em cães e gatos.

Um meio simples de prevenir tais situações é oferecer rações úmidas com frequência. Elas ajudam o rim a funcionar, evitando que o órgão se sobrecarregue e que substâncias se acumulem na bexiga, formando os temidos cálculos.

Redução do peso

Apesar de parecem calóricas, as rações úmidas agem como tratamento de suporte e prevenção da obesidade. Isso ocorre por conta de sua composição, que é majoritariamente feita por água.

Prevenir a obesidade é essencial para garantir a saúde e longevidade dos animais de estimação, já que ela é a precursora de problemas cardíacos, ósseos e de doenças metabólicas, como a diabetes.

Maior palatabilidade e facilidade de consumo

Todos nós adoramos comidas saborosas, não é mesmo? Com os animais de estimação isso não é diferente: as rações úmidas são muito mais palatáveis, ou seja, mais atraentes para o paladar de nossos amigos.

Essa característica é particularmente benéfica para animais idosos, que perdem um pouco de seu olfato e apetite com o passar dos anos. Isso garante que eles consigam os nutrientes diários por meio da alimentação. Além disso, a ingestão é muito mais fácil para aqueles que possuem problemas dentários.

Como escolher a melhor ração úmida para meu pet?

A primeira dica para escolher a melhor ração é fazer uma observação minuciosa do rótulo do produto, que deve conter a indicação de “alimento completo e balanceado”. Aqueles que possuem os dizeres ‘’alimento específico’’ são considerados petiscos.

Além disso, é essencial seguir à risca as instruções do médico veterinário. Ele é o profissional adequado para indicar as melhores marcas e tipos de ração, visando sempre o bem-estar de seu melhor amigo.

Gostou de conhecer os benefícios da ração úmida? Converse com seu veterinário de confiança e comece a oferecer esse alimento o quanto antes. A saúde de seu animalzinho agradece!

 

Em caso de dúvidas ou sugestões, sinta-se à vontade para entrar em contato com a gente!

About The Author

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Petshop Online


vacinas caninas

Guia de Vacinas para Gatos

saúde gato e cachorro

alergias caninas

melhor ração

Share This