Você sabia que escolher a melhor ração para gato é um dos principais cuidados que devemos ter na criação de um felino? Por isso, precisamos ficar atentos às especificações que cada uma delas possui na hora de optar pelo alimento ideal.

As diferenças entre as rações são muitas, e vão desde a qualidade, passando pela textura, e umidade. O fabricante, na verdade, pensa em todos os casos e situações, cabendo ao consumidor optar por aquela que tenha mais a ver com as necessidades e o estilo de vida de seu pet.

Vale lembrar que o tutor deve, a princípio, consultar um veterinário! De toda forma, é importante evitar rações que contêm excesso de substâncias prejudiciais à saúde do gato, como corantes, sódio, conservantes, palatabilizantes, entre outras.

Confira a seguir as características principais das rações disponíveis no mercado, para que, assim, você possa escolher a melhor para o seu peludo. Acompanhe!

Opções quanto à qualidade do alimento

Existem três categorias de ração para gatos, que são: standard, premium e super premium. Cada qual com suas características, que fazem a diferença no produto final. Quanto ao custo, existe uma diferença de preço relativamente considerável. Entretanto, essa é uma situação em que vale o ditado “o barato pode sair muito caro”. Opte pela qualidade, sempre!

Standard

A ração desse tipo possui um menor valor nutricional quando comparada aos tipos premium e super premium. Apesar de ser balanceada, a qualidade da proteína é inferior aos outros tipos. Outra característica comum da standard ou comum, como também é conhecida, é que os gatos sentem necessidade de consumir porções maiores para se saciarem.

Além disso, elas contêm uma quantidade maior de corantes, sódio, palatabilizantes (que dão sabor ao alimento) e conservantes — substâncias prejudiciais à saúde do pet. Uma outra característica desse tipo de alimento é que geralmente não consta na embalagem a descrição “standard”. Fique atento!

Premium

A premium é uma ração do tipo intermediária, ou seja, ela é um pouco superior ao standard — visto que também é produzida a partir de proteínas vegetais. Contudo, suas matérias primas têm mais qualidade que as utilizadas para a fabricação da ração do tipo comum. Sua formulação contém também resíduos dos frigoríficos, como intestinos de frango e carneiro.

O consumo desse tipo de ração diminui o volume de fezes dos animais, já que em sua composição contém menos resíduos. No entanto, esse tipo conta também com substâncias, como conservantes, palatabilizantes e corantes — porém em menor quantidade que a standard.

Super premium

A ração super premium conta com 100% de proteína animal, o que colabora para uma melhor digestibilidade e diminuição do volume fecal. Esse tipo não contém corantes e palatabilizantes na sua formulação. Os conservantes, por sua vez, são naturais. Trata-se de uma ração concentrada que sacia o animal por muito mais tempo que os outros tipos citados acima.

Opções especiais para animais com doenças crônicas

No mercado também existem rações especiais para gatos com problemas crônicos de saúde, como doença renal, doenças do coração, obesidade, diabetes, entre outros. Elas auxiliam no tratamento dessas doenças, no entanto, esse tipo de ração para gato não deve ser administrada por conta do tutor. Use essa opção somente após uma consulta veterinária, visto que essas rações podem causar efeitos colaterais se utilizadas sem a orientação adequada.

Opções de acordo com as necessidades de cada felino

Podemos encontrar também rações específicas para algumas necessidades individuais de alguns felinos. Na verdade, essa indicação deve partir do veterinário com o qual você trata seu gato, ele lhe dará ótimas orientações quanto à ração ideal. Confira algumas opções:

  • para filhotes: com a idade de até um ano, o tutor deve alimentar seu pet com rações próprias para filhotes;

  • para gatos idosos: felinos acima de 7 anos já podem consumir esse tipo de ração (apesar de algumas marcas recomendarem para felinos acima de 12 anos). Entre outras vantagens, esse tipo de ração ajuda no funcionamento intestinal do pet;

  • para gatos castrados: evita que felinos nessa condição ganhem peso;

  • indoor: rações indicadas para gatos que vivem somente dentro do ambiente doméstico e não dão suas saidinhas Essas rações contam com menor quantidade de fibras, para fezes mais secas;

  • para gatos sensíveis: indicada para gatos com sensibilidade no sistema digestivo, bem como para aqueles com paladar mais exigente;

  • para gatos com pelos longos: indicado para aqueles gatos muito peludos e que, por isso, ingerem muito pelo. Esse tipo de ração ajuda na eliminação das bolas de pelo.

Opções quanto à umidade

A ração seca é a mais utilizada pelos criadores de gatos, tendo em vista que elas podem ser deixadas no pote durante o dia sem grandes preocupações. Além disso, o preço desse tipo de ração é bem mais em conta.

No entanto, esse tipo possui apenas 10% de umidade. Isso pode predispor o gato à formação de cálculos renais, bem como à obesidade, pois contém muito carboidrato. Para quem opta por esse tipo de ração, é importante disponibilizar bastante água ao pet— um pote em cada cômodo é o suficiente para estimular o felino a se hidratar de forma adequada.

A ração úmida, por sua vez, conta com uma quantidade bem maior de água, cerca de 80% — o que contribui bastante com a saúde do sistema urinário do seu gato. Outra vantagem desse tipo é contribuir para que o animal mantenha o peso ideal, uma vez que não possui muito carboidrato. Uma desvantagem em relação à ração úmida é quanto à quantidade: são necessárias de seis a sete porções diárias. Muitas, não é mesmo?

O problema maior dessa ração é que ela não pode ficar muito tempo exposta na vasilha. O indicado é que o tutor que se ausenta por muitas horas disponibilize a ração seca durante o dia e a úmida nos momentos que estiver em casa.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre ração para gato, pode estar se questionando se realmente existe aquela ideal. Simples, a melhor alimentação é aquela que se adéqua às necessidades de seu felino. A dica é: sempre que houver dúvida, busque a opinião de seu veterinário de confiança!

Gostou deste post sobre os tipos de ração para gato? Que tal entrar em contato conosco e saber o que podemos oferecer a você e seu peludo? Acesse nossa página e se surpreenda com a quantidade de produtos!